JORGE TAVARES - MY WEB PAGE:

Slide Show: Oporto (Portugal) --------------------------------------------- http://jorge tavares.blogspot.com(new) ---------------------------------------------
.:: J.T. ::.





[Restart]

Open/Close

Links

System

Software
___________

My Music player


My Video:
Archive

Flash Player
Full Screen
___________


Year 2010

___________

http://jorgetavares.planetaclix.pt



System Information

.:: M A P ::.

|M E N U|
(Guest Book)
___________

BLOGS, MUSIC, VIDEO AND WEBCAM

My widget
HD VIDEO
___________

Canon
___________

New:

|VOLCANO|
|Flowers|
|Live Tv|
___________


Best HD Video My HD Video


|Bottom|
Translate
___________

















___________

Top

___________



























___________

Open/Close

|WebCam + Tv + Radio |

Slides Oporto

System Information

My Music player

My Video Player

New Player


New:
Best HD Video My HD Video

___________

Canon

My Photos

Calendar

Merry Christmas

New Year 2010

Merry Christmas

Slide Show

Google Maps Portugal

HD Video

Porto 'antigo'

___________

Top

___________

Top

Links


Get Your Own Scroller
Glitter Graphics, Glitter Pics


       Bean

       My Videos:



Radio



Amazing slide show from Oporto (Portugal), have a look

Slides da Cidade do Porto


domingo, 29 de março de 2009

200 years of the disaster of the Boat Bridge - Douro River (Porto)



Sic Online - 200 anos do desastre da Ponte das Barcas:

Cavaco Silva inaugura monumento evocativo

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou hoje, no Porto, o monumento evocativo do desastre de 1809 na "Ponte das Barcas", da autoria do arquitecto Souto Moura e que homenageia os milhares de mortos no acidente.



A chamada Ponte das Barcas foi uma ponte sobre o Rio Douro que existiu na cidade do Porto no início do século XIX, construída sobre barcaças.

A necessidade de haver uma travessia para a margem Sul do Douro para circulação de pessoas e mercadorias do Porto, constituiu uma preocupação permanente ao longo dos séculos. Ao longo dos tempos houve várias "pontes das barcas" construídas para determinados propósitos, como a rápida deslocação de contingentes militares. No entanto, por regra a travessia do Douro fazia-se com recursos a barcos, jangadas, barcaças ou batelões.

A Ponte das Barcas, construída com objectivos mais duradouros, foi projectada por Carlos Amarante e inaugurada a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial.

Foi nessa ponte que se deu a tristemente célebre catástrofe da Ponte das Barcas, em que milhares de vítimas pereceram quando fugiam, através da ponte, às cargas de baioneta das tropas da segunda invasão francesa, comandada pelo marechal Soult, em 29 de Março de 1809. Mais de quatro mil pessoas morreram.

Reconstruída depois da tragédia, a Ponte das Barcas acabaria por ser substituída definitivamente pela Ponte Pênsil em 1843.